A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) vem com a temática: “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500º. Aniversário da Reforma”. Na atividade, não apenas católicos e luteranos estarão engajados, mas também batistas, metodistas, anglicanos, presbiterianos, ortodoxos, entre muitos outros.

Atividades como a SOUC soam como um bálsamo no mundo de hoje, onde prospera, com cada vez mais velocidade, as ações individualistas, hedonistas e de caráter excludente. É imperativo que pessoas cristãs, tornadas irmãs pela fé em Jesus Cristo, deem o testemunho conjunto de Jo 17:21: “para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste.” (www.conic.org.br)

“’O amor de Cristo que nos move’ nos desafia para que olhemos para os muros que nos separam como sociedade, igrejas e religiões. Os exclusivismos são os muros que nos dividem. Assim como os preconceitos, a falta de diálogo, a arrogância, a intolerância. (…) Não podemos cair na tentação de nos sentirmos uns melhores do que os outros. As pessoas batizadas, independentemente da confessionalidade, professam a fé em Jesus Cristo. O testemunho de Jesus foi o de reconhecer o próximo naquela pessoa que está distante e com quem, muitas vezes, temos dificuldades de nos relacionar em função dos preconceitos e das desigualdades sociais. (…) Vamos experimentar tirar tijolos dos muros que nos dividem. Através das frestas, veremos a beleza do amor de Deus que se manifesta em Jesus Cristo e nos anima a experimentarmos uma diversidade que pode sim, ser reconciliada”  (livro da Semana de Oração pela Unidade Cristã, p. 4-7).

Anúncios